Prótese do Quadril

A prótese do quadril ou Atroplastia Total do Quadril / Bacia é um procedimento cirúrgico onde se realiza a troca completa da articulação a fim de tratar o desgaste (artrose) do quadril / bacia. O desgaste do quadril / bacia acompanha a humanidade desde a Antiguidade, sendo detectado o desgaste em múmias encontradas no Egito.

 

O Aumento da sobrevida do homem, das suas exigências físicas e do peso corporal, a necessidade de práticas esportivas e de lazer ou laborais intensas e prolongadas, associados à mudança de postura no processo evolutivo (de quadrúpede para bípede, fazendo com que a articulação do quadril / bacia desenvolvesse cobertura insuficiente, passando o contato cabeça-acetábulo de póstero-superior para ântero-superior), vêm aumentando a prevalência da artrose de quadril na população.

 

O processo de desgaste da estrutura articular diminui a qualidade de vida do paciente, tirando sua liberdade de locomoção e de independência até para realizar coisas simples do dia-a-dia como calçar meias e sapatos, lavar e cortar as unhas dos pés, andar, entrar e sair do carro.

 

A prótese total do quadril / bacia é considerada uma das cirurgias mais satisfatórias na medicina moderna, representando para os pacientes o resgate da independência e, consequentemente, da auto-estima através do alívio da dor e significativa melhora da função articular na grande maioria dos casos.

 

 

Prótese Importada ou Nacional, qual é a melhor e devo escolher?

 

Atualmente, uma infinidade de implantes, técnicas cirúrgicas e recursos anestésicos mais modernos, dão ao cirurgião condições de obter resultados cada vez melhores a longo prazo. Na literatura atual a melhor técnica disponível no mundo para a cirurgia de prótese do quadril / bacia é pela técnica de Exeter, Inglaterra (UK). A prótese importada de Exeter já ultrapassa os 30 anos de sobrevida com resultados de permanência das mesmas superior a 88%. Além disto, a prótese importada de Exeter permite a carga total imediata, ou seja, o paciente começa a andar pisando com todo o peso do corpo, no dia seguinte a cirurgia. 

 

As próteses nacionais não têm um tempo de seguimento (acompanhamento) que mostre sua durabilidade real. Uma prótese do quadril produzida com o material nacional dura em torno 07 anos. Este tempo curto de durabilidade deve-se, principalmente, pelo desgaste da superfície plástica (polietileno), que solta resíduos na articulação do quadril / bacia, levando à soltura dos demais componentes (acetábulo e fêmur). Com a soltura dos componentes o paciente passa a sentir dor, há o encurtamento do membro (perna fica cada vez mais curta) e ocorre a perda óssea pela mobilidade dos componentes soltos no interior da articulação, havendo a necessidade de realizar-se uma cirurgia de revisão. A revisão da prótese total do quadril é uma cirurgia extensa e trabalhosa que consiste na retirada dos componentes antigos da prótese desgastada, na correção dos defeitos ósseos criados pelos componentes soltos e na colocação de uma nova prótese de quadril.

 

A conclusão que se pode tirar é que a primeira cirurgia de prótese do quadril é determinante da durabilidade futura da cirurgia. Portanto, deve-se escolher os componentes de maior credibilidade, durabilidade e resistência, comprovados por estudos científicos. 

Prótese do Quadril Inglesa - Exeter

Video mostrando como é a técnica cirurgica da Prótese do Quadril

Aviso Legal:
Nenhuma das informações contidas neste site visam substituir a consulta com um médico especializado, nem ao menos como recomendação de tratamento. Todas as informações no entanto, são embasadas nos últimos artigos publicados sobre as respectivas áreas da Medicina. As opiniões não tem vínculo com nenhuma instituição. As informações aqui contidas não substituem a avaliação médica. O médico não pode realizar diagnóstico e tratamento a distância ou por e-mail. Marque uma consulta para avaliar sobre problemas pessoais específicos.

 

- Normas da CFM.
De acordo com Art. 8º da Resolução CFM 1974/11 de Publicidade do Código de Ética Médica, os vídeos têm somente caráter de prestar informações de fins estritamente educativos.
 

® 2013 por João Lopo. Site registrado em cartório, todos direitos reservados.

  • Whatsapp_edited
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

Rua Paracatu, 1026, Sl 501 

Belo Horizonte, MG 30.180-091

 +55 (31) 9 9949-7500