Vamos conversar um pouco sobre nutrição celular - peptídeos: colágeno e ácido hialurônico


Bem, o que são peptídeos? São compostos formados pela união de dois ou mais aminoácidos pela ligações denominadas peptídicas, daí seu nome. Daí, já dá para se perceber sua importância para o aparelho músculo-esquelético. O colágeno é uma das moléculas de proteínas, formada por cadeias de peptídeos mais vital encontrada no corpo. O colágeno está localizado no tecido conjuntivo, sendo responsável pela saúde, estrutura e estabilidade dos tecidos como: pele, cabelos, músculos, tendões, ossos e cartilagem. Quando jovens, nossos corpos produzem uma quantidade importante de colágeno. Infelizmente, ao alcançarmos dos 20 anos de idade, esta produção começa a ser reduzida de 1 a 2% a cada ano, a partir de então. Por isto, iniciam-se a formação de rugas, afilamento dos cabelos e fraqueza dos ossos e músculos.


O que os peptídeos fazem?

Nosso corpo produz diversos tipos de colágeno, incluindo os tipos I e II. Ambos são igualmente importantes para a saúde e estrutura dos tecidos conjuntivos e ossos, mas atuam em pontos diferentes.


Colágeno Tipo I

O colágeno tipo I é responsável pela saúde e estrutura da pele, tendões, ligamentos e ossos. Ele é o responsável por deixar a pele com aspecto bonito e saudável. Sem ele a pele começa a apresentar os sinais da idade com a formação das linhas e expressão e rugas, além da tonalidade e textura da pele. Ossos e tendões também se enfraquecem com o tempo, com a redução da produção do colágeno tipo I.


Colágeno Tipo II

O colágeno tipo II é o mais encontrado nas articulações / juntas: cartilagem e ossos. Este tipo de colágeno permite a cartilagem a fornecer a estrutura necessária para a sustentação dos tecidos, com saúde e resistência.


Ácido Hialurônico

Você já deve ter visto este nome escrito em rótulos de cremes e loções para a face. Isto é porque o ácido hialurônico é responsável pela elasticidade e hidratação da pela, cartilagem e tendões. Este associado com o colágeno Tipo I, fornecerá e melhorará a qualidade destes tecidos.


Co-fatores Essenciais

Fatores adicionais, como a Vitamina A, Vitamina C e o magnésio auxiliam na proteção e ativação do colágeno produzido no corpo. Estes co-fatores essenciais são o que coloca em funcionamento o colágeno e ácido hialurônico nos tecidos de nosso corpo.


A suplementação destes peptídeos e vitaminas é importante para suprir a necessidade oculta proveniente da dieta inadequada e estilo de vida corrido do dia-a-dia de todos nós. Atualmente já existem técnicas para a aplicação direta da forma concentrada do ácido hialurônico nas articulações e tendões, chamada de viscosuplementação, tratando estes tecidos que outrora sofreram lesões decorrentes de traumas esportivos ou mesmo do processo natural da senescência do corpo humano.


Leia mais sobre o assunto na área de tratamentos: viscosuplementação / ácido hialurônico.

Destaques

Posts Recentes